Central de Informações Turísticas:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Piratini sede Permanente da Chama Crioula

Os festejos Farroupilha do município de Piratini terão uma atração a mais a partir deste ano. Com a aprovação em dezembro de 2010 da Lei 13.600, de autoria do deputado Adilson Troca, a cidade passa a ser sede permanente da Chama Crioula. No encerramento da Semana Farroupilha ela será levada até Piratini, onde permanecerá acesa o ano inteiro no Palácio da República Rio-Grandense. A Chama Crioula sairá de Porto Alegre no dia 21 de setembro, conduzida pelo MTG, CBTG e ordem dos cavalarianos, e deverá chegar em Piratini no dia 1° de outubro. 

O deputado Adilson Troca, que também é autor da Lei 12.919/2008 que tornou a Semana Farroupilha de Piratini em Patrimônio Histórico do Estado, explica que os valores da simbologia tradicionalista não devem limitar-se no tempo. “É um patrimônio cultural que se traduz em fatos, em normas de conduta ética que devem ser lembradas e praticadas quotidianamente. A chama crioula, retirada todos os anos da Pira da Pátria, tem um significado que não pode desaparecer no encerramento da Semana Farroupilha”.

Adilson Troca acrescenta que Chama Crioula “Deve continuar iluminando a trilha daqueles que adotam um ideário de liberdade, igualdade e humanidade, como consta do escudo e da bandeira do Rio Grande do Sul”.

Rodrigo Wenzel - Virgínia Motta - Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário