Central de Informações Turísticas:

sábado, 18 de setembro de 2010

7ª Noite de Shows
Com o maior público e a maior arrecadação dos últimos anos, a Semana Farroupilha realizada no Centro de Eventos Erni Pereira Alves, inicia sua fase final fazendo  com que os olhares de toda a região Sul do estado do Rio Grande  se voltem diretamente para o Município de Piratini, já que o mesmo, apesar de considerado um município pequeno perante os demais no Estado, é dotado do que pode se dizer “Gigante” estrutura não só física mas também como na grade de programação, onde traz a comunidade Piratiniense, todos os anos e este ano em especial um momento de total êxtase, onde grandes nomes da Música Gaúcha, como o mesmo Mano Lima e tantos mais, podem vir em um único evento de 10 dias encantar e cativar o povo Piratiniense.
É este diferencial de riquezas em atrações que fazem com que Piratini hoje conte não só com um momento festivo de muita intensidade, como este que estamos presenciando nestes últimos dias, mas também como uma futura fonte de aquisição de recursos, já que nos dias de hoje, neste ano de 2010, a nossa Semana farroupilha já é totalmente auto – sustentável, podendo facilmente no futuro próximo, tornar-se uma fonte de arrecadação para o município. E o que é fundamental sempre trazendo nosso povo em 1° lugar, nunca esquecendo que nosso objetivo maior é proporcionar não só aos Piratinienses mas também toda a região, ao estado e por que não ao Brasil, um momento único de felicidade alegria e divertimento. (Relata o Prefeito – Vilso Agnelo da Silva Gomes).

E a semana farroupilha de Piratini continua em alta...!
...com um número de Público altamente elevado e ansioso pela chegada deste que pode se dizer,que é um dos artistas mais tradicionalista do Estado,  nesta noite da Sexta-feira (15/09), Mano Lima subiu ao palco do Rio Grande com muito gás. Sob uma chuva de aplausos e gritos de Sapucai, Mano  trouxe a Piratini um show inigualável, como um Rei sobe ao trono Mano Lima esteve ao palco.

Dione Rodrigues
Produção Fotográfica

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


AZONASUL COMEMORA ANIVERSÁRIO RECONHECENDO TRABALHO DE INSTITUIÇÕES

Um troféu esculpido em bronze com o formato do mapa do Rio Grande do Sul e uma placa em aço escovado foram outorgados ontem (16) durante o encontro que a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) promoveu em Piratini para comemorar a passagem do 46º aniversário. A atividade, que reuniu prefeitos associados, secretários do governo estadual e representantes municipais prestou homenagem de reconhecimento à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pelos 50 anos de serviços prestados e à Mitra Diocesana de Pelotas, que recentemente completou 100 anos de atuação na região.

Durante a saudação oficial, o presidente da Azonasul, Cássio Mota, prefeito de Canguçu, destacou as atuações relevantes dos homenageados que, segundo ele, são instituições parceiras da região na luta pelo progresso e no desenvolvimento de trabalhos em benefício da qualidade de vida dos cidadãos. Ele dirigiu-se ao bispo Dom Jacinto Bergmann enfatizando o papel da Igreja Católica como importante agente do cotidiano das comunidades prestando serviços sociais nas paróquias assistidas, transmitindo mensagens de fé, esperança, instigando o espírito de caridade e espiritualidade das comunidades.
Ao saudar o reitor da UCPel, Alencar Proença, Mota observou a relevância da instituição de ensino como agente formador de mão-de-obra e de verdadeiros cidadãos com consciência crítica e preparo para colocar-se à disposição da sociedade nas mais variadas funções. O presidente ainda mencionou o apoio prestado pela Católica, no mês de junho deste ano, quando a Azonasul solicitou à instituição um levantamento técnico científico que acabou comprovando a necessidade urgente de mais recursos para as obras de reconstrução da infraestrutura regional, abalada em função da enchente, ocorrida no mês de janeiro de 2009.

Os dois homenageados agradeceram a distinção e demonstraram a necessidade de dar continuidade ao trabalho em parceria com os órgãos públicos, seja nas ações beneméritas, como também, na utilização de ferramentas de gestão modernizadas com avanços tecnológicos, pesquisas e trabalho de extensão para o bem estar dos munícipes. O reitor da UCPel mostrou, inclusive, números alcançados pela instituição e a abrangência da atuação junto aos municípios da região.   

PRESENÇAS – Os secretários estaduais de Transparência, Francisco Luçardo e de Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, também participaram da solenidade de aniversário, antecedida por reunião de trabalho dos chefes do Executivo da região. Os dois convidados ouviram uma série de reivindicações das prefeituras ao governo do Estado e órgãos estatais prometendo o encaminhamento das solicitações para a imediata resposta ou, se houver viabilidade, a solução dos problemas.
 
Dione Rodrigues
Produção Fotográfica

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grande Espetáculo
Nesta Quarta-Feira (15/09), A Semana Farroupilha foi abrilhantada por mais um talento da Música Latino Americana. Após uma grande show de um dos Grupos Musicais Gaúchos mais bem estruturados do Município de Piratini, o grupo Rodeio do Ventos, subiu ao palco Dante Ramon Delesma.
Dante, conforme relatado pelo  próprio e visivelmente demonstra, passa por um período delicado em sua saúde, com o auxílio da comissão de palco da Semana Farroupilha de Piratini, Dante entra em cena em mais uma noite de grande público com duas grandes missões, superar seus limites e transmitir ao espectador presente toda a magnitude de suas canções.
Pois com uma garra incrível e com muita interatividade de um público que emocionava-se a cada canção, Dante tornou fato o que todos que o aguardavam ansiosos já imaginavam, um Verdadeiro Espetáculo, considerada por muitos a melhor noite de Shows, a 5ª noite da Semana Farroupilha de Piratini ficou marcada por uma das  maiores demonstrações de paixão pela música, já que Dante a cada show demonstra não viver “da” arte Música, mas sim “vivê-la” com toda a intensidade e paixão.

Dione Rodrigues
Produção Fotográfica
Últimas Notícias
 
Durante as comemorações da Semana Farroupilha 2010 esteve visitando o Município de Piratini nesta Terça-Feira (14/09), a consultora em desenvolvimento territorial do Banco Mundial, Monika Amorim, uma das grandes responsávies pela criação da Associação Mundial das Montanhas Famosas, Monika Amorim encontra-se em missão pelo Banco Mundial na cidade de Pelotas e aproveitando a oportunidade esteve em Piratini para um encontro fundamental com o Sec. de Desenvolvimento Econômico de Piratini e Presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã, Roger Morales.

Roger além das inúmeras atividades que exerce dentro do Município de Piratini, também é um dos responsáveis e atuais incentivadores de um projeto ambicioso que envolve o Alto Camaquã. Defendendo o Sustentabilidade de tal região, Roger é um dos convidados que junto com Marcos Borba (Pesquisador da Embrapa em Bagé-RS) e Monika Amorim, estarão na Confraternização Internacional a se realizar na China de 11 a 15 de Outubro, lançando a candidatura da Região do Alto Camaquã à inclusão na Assoc. Mundial das Montanhas Famosas.

Durante a visita, onde conheceu e percorreu todo o Centro de Eventos Erni Pereira Alves e foi calorosamente recebida pela comunidade e comissão organizadora do evento, Monika Amorim demostrou tamanho orgulho em poder defender um projeto de tamanho interesse à população do Sul do Estado, após confirmar a total capacidade, seriedade e competência da atuação do então Presidente da Semana farroupilha de Piratini - Roger da Silveira Morales -, que por si declara-se pronto para uma das viagens que pode se tornar um marco para a história do Alto Camaquã, onde no Brasil hoje agraciado pela mesma inclusão, à Associação Mundial das Montanhas Famosas, existe somente um a região o Geo Park Araripe - Ceará.

Dione Rodrigues
Produção Fotográfica

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Novidade na Programação da Semana Farroupilha

Acontece nos dias 17/09 e 18/09/2010 a "Oficina de Guasqueiros" com César Nunes (Chimango)
Horários: das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, no Auditório de Lona dentro do Centro de Eventos.


Informações: 53 - 32572575

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Telefones Úteis

Prefeitura Municipal: 53 - 325712-00/ 325712-01
Centro de Eventos: 53 - 3257-2575


Brigada Militar: 53 - 325713-00/ 190
Hospital: 53 - 3257-1161
Rodoviária: 53 - 3257-1247

Mudança de programação das palestras

Em virtude do mal tempo as seguintes palestras foram alteradas conforme datas e horários a seguir:

Dia 15/09/2010
Palestra: "Histórico da Semana Farroupilha" com João Manoel Ribeiro
Horário: 16:00

Dia 15/09/2010
Palestra: "A Importância da Obra Literária de Barbosa Lessa" com Juarez Machado de Farias
Horário: 17:30

Informações: 53 - 32572575 com Juliana a partir das 11:00 horas.

Últimas Notícias


Considerada um dos maiores eventos tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha de Piratini abre seus portões no dia 11 de Setembro, com grande número de espectadores.



Com Shows de Sonido Del Alma Gaúcha, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes e Cristiano Quevedo o público lota o palco do Rio Grande à partir dàs 21:00Hrs, horário marcado para começo dos shows conforme divulgado, e uma das metas a ser cumprida neste ano de 2010, conforme relata o presidente executivo da Semana farroupilha Roger Morales, onde o mesmo coloca a tamanha preocupação em atender a comunidade e região no aspecto da pontualidade, já que em anos anteriores o público presente se mostrava insatisfeito com os atrasos.
Com mais de 2,000 passaportes vendidos antecipadamente e com uma média de 1,000 ingressos vendidos diariamente, o público em geral não demonstra preocupação com o mal tempo, a cada dia passado o número de visitantes no centro de eventos Erni Pereira Alves é cada vez mais alto­.
Já passaram pelo Palco do Rio Grande, grandes nomes da Música Gaúcha, tais como – Ernesto Fagundes, Cristiano Quevedo e Volmir Martins.
Um dos Shows mais aguardados - César Oliveira e Rogério Mello - promete grande número de público nesta Terça-Feira (14-09).
 
Semana Farroupilha de Piratini 2010

Realização – prefeitura Municipal de Piratini.


Dione Rodrigues
Produção Fotográfica

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mudanças no Trânsito durante a Semana Farroupilha 2010

Em virtude das festividades da Semana Farroupilha 2010, foi alterado o sentido do tráfego na Rua Osvaldo Aranha/Centro, ou seja, nesta rua o trânsito será somente na direção do Centro de Eventos Erni Pereira Alves, e o retorno pela Rua Humberto da Silveira.

Virgínia Motta/Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal/Especial Semana Farroupilha 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cristiano Quevedo Retorna ao Palco da Semana Farroupilha dia 12 de Setembro





Na noite de 12 de setembro, o artista piratiniense retorna à Semana Farroupilha, segundo o próprio, "em hora muito oportuna, abrilhantando este ano de 2010", que vem sendo muito significativo para o artista. Ainda neste ano, será lançado seu oitavo disco, comemorando 16 anos de carreira e produzindo seu primeiro DVD.

Segundo Cristiano, a dissolvência do evento no ano passado “ - ... representou uma enorme lacuna, pois no ano passado viajei levando minha música por todo nosso Estado e também por Santa Catarina durante o mês de setembro. Neste meio-tempo, não comparecer em Piratini sabendo da não realização do nosso evento me deixou um grande vazio no coração”.

O artista assevera que, uma vez que “tudo o que faz é música”, e sua música lhe reporta a tudo que lhe é mais caro, e que está em Piratini, como família, cultura, enfim, tudo de que sua música fala: tradição, campo, amor.

-“Uma vez que Piratini foi o palco mais importante da Revolução Farroupilha, o lugar onde tudo se passou, não estar aqui foi como um grande vácuo para mim”, completa Cristiano.

Por fim, o artista da terra parabeniza o Comissão Organizadora da Semana Farroupilha e diz-se em grande expectativa para o acontecimento juntos às várias mudanças e melhoramentos que foram feitos no Centro de Eventos Erni Pereira Alves e pela iniciativa inédita de partilhar os pré-acontecimentos através do blog oficial, utilizando a ferramenta da internet para aproximar todos que tem este interesse em comum.

Deixa a todos o convite, “de coração”, como afirma, para que prestigiem os dias e noites da festa, em especial a noite de 12 de setembro, quando acontece seu show. Ainda neste show serão captadas imagens que farão parte do DVD do artista, cuja previsão de lançamento é 2011.

Cristiano confessa que, nestes 16 anos de carreira, já acostumado com palcos e aplausos, o único lugar onde ainda sente aquele “frio na barriga” antes da apresentação é Piratini, pelo fato de “cantar para minha gente, no lugar de onde vi outros e sonhei um dia estar”.


Com certeza, 12 de setembro será uma grande noite, de expectativas satisfeitas e muita emoção à piratinienses, visitantes e em especial aos fãs do “prata da casa” Cristiano Quevedo.

Virgínia Motta/Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal/ Especial Semana Farroupilha